top of page

Meu principal interesse é compreender como a heterogeneidade das condições ambientais, criada naturalmente ou pelo homem, afeta a diversidade e estrutura de comunidades incrustantes e a manifestação de diferentes fenótipos em ascídias e briozoários. 

Além disso, também tenho como objetivo compreender a importância de adaptação local e plasticidade fenotípica para a conectividade entre populações próximas.

 

Sou ictiólogo de formação (Zoologia de Vertebrados; Biologia Comparada). Meu principal interesse é compreender a relação entre diversidade morfológica e funcional em peixes (principalmente Actinopterygii). Recentemente comecei a avaliar a atividade de forrageio dos peixes na estrutura das comunidades incrustantes e o papel dos peixes herbívoros na resiliência de sistemas recifais. Também tenho interesse em conservação de hábitats e peixes marinhos e de água doce neotropicais, comportamento, mergulho científico e monitoramentos subaquáticos de médio a longo prazo.

Tenho interesse  em avaliar como os padrões de diversidade e estrutura das comunidades bentônicas são modificados devido a visitação turística. Além disso, procuro por alterações no investimento reprodutivo e na produção de compostos químicos de macroalgas especialmente devido ao pisoteamento. 

Tenho grande interesse em processos estruturadores de comunidades. Atualmente tento estabelecer qual é a contribuição relativa de processos determinísticos, como interações entre espécies (predação e competição) e processos estocásticos, como por exemplo a aleatoriedade do recrutamento sobre a dinâmica e estrutura de comunidades incrustantes marinhas.

Meu foco principal é o estudo da Ecologia e Taxonomia de espécies do grupo Ascidiacea do litoral do Rio de Janeiro. O meu objetivo é inventariar as espécies do grupo e compreender como as espécies categorizadas como introduzidas atuam com as nativas na estruturação da assembléia de ascídias nos costões rochosos, principalmente em áreas de ressurgência

 

Meu interesse é avaliar como os organismos bentônicos, em especial as algas, respondem aos efeitos antrópicos locais (visitação turística) e globais (mudanças climáticas) de forma a entender a capacidade de carga de áreas marinhas e costeiras dentro e fora de Unidades de Conservação e subsidiar programas de monitoramento de longo prazo nestas áreas. Também tenho interesse em desenvolver programas de monitoramento participativo (ciência cidadã) e entender a percepção ambiental de diferentes públicos com vistas à implantação de atividades de interpretação e educação ambiental.

Tenho interesse na área de ecologia de comunidades, em como elas se estruturam e se desenvolvem e em processos importantes para geração e manutenção de diversidade. Investigo essas questões com abordagens experimentais, utilizando como modelo comunidades incrustantes de sublitoral raso. Mais especificamente, tenho interesse em como a predação e contingências históricas (p. ex. efeitos de prioridade) afetam a comunidade desde seu início (recrutamento), até os momentos mais avançados da sucessão, investigando inclusive esses efeitos na ocorrência de espécies exóticas, problema muito comum principalmente em áreas costeiras. Atualmente pretendo investigar tanto variações latitudinais nos efeitos de predadores na costa do Brasil, como a modulação do efeito da predação por diferentes níveis de impacto antrópico.

Sou biólogo de formação e interdisciplinar de atuação. Tenho experiência com ecologia de ecossistemas aquáticos, educação ambiental e com divulgação e popularização da ciência enfocando meio ambiente e saúde. Atualmente estudo a influência da herbivoria na interação entre algas e corais no litoral norte paulista.

Sou pós-graduanda (mestrado) e atuo na área de Ecologia Marinha. Meu objetivo atual é contribuir para o entendimento dos papeis ecológicos dos peixes herbívoros cirurgiões (Acanthuridae) considerando seus aspectos ecológicos, morfológicos e funcionais (ecomorfologia). Para isso estou comparando três espécies coexistentes no Banco dos Abrolhos, o maior complexo coralíneo do Atlântico Sul, quanto às suas morfologias e osteologias bucais, além de analisar suas dietas e abundâncias.

 

Tenho interesse em ecologia e conservação marinha, atualmente busco entender como a heterogeneidade espacial influencia a estrutura e a diversidade de comunidades incrustantes marinhas de infralitoral raso, através de um projeto de Iniciação Científica que estou realizando na Baía do Araçá, em São Sebastião SP.

Tenho interesse na área de Ecologia, principalmente voltada para Ecologia de Comunidade marinhas incrustantes e fatores abióticos que as influenciam. Dentro da área de Ecologia de Comunidades, meu objetivo é avaliar se o aumento da complexidade de um substrato influência na comunidade ali presente, observando fatores como riqueza e abundância de indivíduos.

Tenho interesse em Ecologia de Comunidades, trabalhando com comunidades incrustantes e sua fauna associada. Tenho como objetivo compreender se o aumento da complexidade do substrato influência na estrutura da comunidade da fauna associada.      

Ex-alunos

Gabriela Pastro - mestrado UFABC- 2013-2015
André Souza - mestrado UFABC- 2013-2015
Felipe Souza Dutra - mestrado UFABC - 2013-2015
Heloísa Romeu Filgueiras - PDPD UFABC - 2012-2013
Victor Cyrillo da Silva - Iniciação cienitfica UFABC - 2013-2014
Vitoria Perez - PDPD UFABC - 2013-2014

Tenho interesse por ecologia de comunidades, especialmente as bentônicas de costões rochosos e em sua conservação, aliando-a a Ciência Cidadã para o desenvolvimento de programas de monitoramento participativo, e para promover a educação ambiental e a popularização da ciência.

Atualmente estudo possíveis impactos que as mudanças climáticas poderiam causar sobre os organismos bentônicos de substrato consolidado aplicando o protocolo de monitoramento proposto pela ReBentos (Rede de Monitoramento de Habitats Bentônicos Costeiros) no Guarujá (Praia do Pernambuco).

Também tenho interesse no tema de gestão sócio-ecológica dos ecossistemas e estudo a aplicação da análise SWOT para a conservação do organismo Tivela mactroides (um bioindicador da qualidade de praias) em Caraguatatuba (São Paulo). 

Meu principal interesse é na área de bioinvasão, especialmente como os fatores bióticos e abióticos da comunidade local juntamente a biologia do organismo invasor influenciam nos processos relacionados à bioinvasão. Também me interesso no monitoramento e manejo de organismos invasores e relações ecológicas entre os indivíduos de uma comunidade.  

Meu principal interesse é monitorar e avaliar alterações na diversidade e estrutura de comunidades bentônicas de costão rochoso, especialmente comunidades de macroalgas, devido a impactos abióticos relacionados às mudanças climáticas globais.

Grupo de Ecologia Experimental Marinha

Meu principal interesse é compreender a dinâmica de populacional, resultado da variação temporal e espacial no assentamento de organismos incrustantes em região de costão rochoso e relacioná-los com a disponibilidade larval no plâncton e com o tamanho das populações adultas nas comunidades incrustantes próximas.

 

bottom of page